
Maio 17 2020
Pergunta do dia: Quais são as mulheres que formam a primeiro onda de feminismo Lusófono? Quais são a figuras ou ícones de feminismo nos CPLPs e PALOPs?
Nomes de Angola: Anália de Vitória Pereira (Primeira presidente mulher de um partido político na era da democracia Angolana). Cora Agbesi (Professora Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto de Angola). Cantoras kuduristas, mulheres dos movimentos de libertação nacional angolanos e Kimpa Vita (líder do movimento dos antoninos), Cecília Kitombe (Ondjango Feminista – Foco legalização do aborto e feminícidio), Elizângela Rita (Casa Rede)
Nomes de Moçambique: Forum Mulher, Isabel Casimiro, Centro de Estudos Africanos, Teresinha da Silva, Ana loforte, WILSA, Conceição Osório, Paula Monjane, Sara Fakir (Ideialab), Denise Namburete (da NWETI), Tassiana Tomé, Tânia Tomé
Participantes: 8
“Também sou da opinião que, independentemente do objectivo pessoal da mulher, uma mulher que lute pelos seus direitos é, inerentemente, feminista. Assim como um homem que apoia as mulheres, mesmo que ele não faça disso um ponto de luta/causa, ele é inerentemente feminista.” – Participante de Mozambique (17 Maio 2020)